Administração e Conselhos

A AES Elpa é administrada por um Conselho de Administração, responsável pelo planejamento e pelas questões estratégicas da empresa. De acordo com o Estatuto Social, o Conselho de Administração é composto por no mínimo cinco membros e no máximo onze membros efetivos e seus respectivos suplentes. Atualmente, o Conselho de Administração é formado por quatorze membros, sendo oito membros efetivos e seis suplentes.

Nome Cargo Data de Eleição Data de Posse Prazo de mandato Foi eleito pelo controlador

Carlos Renato Xavier Pompermaier

Conselho de Administração Suplente 29/04/2018 30/04/2018 AGO/2019* Sim
Clarissa Della Nina Sadock Accorsi Conselheiro de Administração Suplente 28/04/2016 19/01/2018 AGO/2019* Sim
Francisco Jose Morandi Lopez Conselheiro de Administração Efetivo 28/04/2016 02/05/2016 AGO/2019* Sim
Francisco Luiz Scagliusi Conselheiro de Administração Efetivo 28/04/2016 02/05/2016 AGO/2019* Sim
Julian Jose Nebreda Marquez Presidente do Conselho de Administração  28/04/2016 02/05/2016 AGO/2019* Sim
Rogério Pereira Jorge Conselheiro de Administração Suplente 19/01/2018 19/01/2018 AGO/2019* Sim
Vincent Winslow Mathis Conselheiro de Administração Suplente 28/04/2016 02/05/2016 AGO/2019* Sim

A administração da Companhia é exercida pelo seu conselho de administração, composto por no mínimo 5 e no máximo 11 membros e seus respectivos suplentes, e pela sua diretoria, que é composta por, no máximo, 8 membros (sendo um Diretor Presidente, e os demais Diretores Vice-Presidentes, dos quais um é o Diretor de Relações com Investidores).
*AGO = Assembleia Geral Ordinária

Carlos Renato Xavier Pompermaier é advogado, formado pela Universidade de São Paulo, e especialista em Mercado de Capitais também pela Universidade de São Paulo, com mestrado (LLM) pela King’s College da Universidade de Londres. Atualmente é Diretor Jurídico de Contratos, Societário e Compliance do Grupo AES Brasil, desde setembro de 2015. Foi: (i) sócio de Theodoro Carvalho de Freitas Advogados Associados; (ii) Diretor Jurídico da Nokia do Brasil Tecnologia Ltda.; e (iii) Diretor Jurídico da Cielo S.A.. Nos últimos 5 anos, Carlos Pompermaier, não esteve sujeito aos efeitos de qualquer condenação criminal, qualquer condenação ou aplicação de pena em processo administrativo perante a CVM e qualquer condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que tivesse por efeito a suspensão ou a inabilitação para a prática de qualquer atividade profissional ou comercial.

Clarissa Della Nina Sadock Accorsi é Diretora Vice-Presidente e de Relações com Investidores da AES Elpa S.A. (companhia aberta) desde abril de 2016, conselheira de administração suplente da Companhia e da AES Elpa S.A. desde abril de 2016. É graduada em Economia pela Faculdade Cândido Mendes, possui MBA em Finanças pela COPPEAD/UFRJ e curso de extensão em Finanças pela Darden School of Business – University of Virginia (EUA). Nos últimos cinco anos ocupou, além das funções já citadas, a posição de Diretora Financeira (não estatutária) do Grupo AES Brasil (de agosto de 2008 a outubro de 2017) e conselheira de administração suplente da Eletropaulo Metropolitana Eletricidade de São Paulo S.A. (companhia aberta) de abril de 2016 a janeiro de 2018. Clarissa Sadock não tem qualquer condenação criminal, qualquer condenação em processo administrativo da CVM, nem qualquer condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que tenha suspendido ou inabilitado a prática de atividade profissional ou comercial.

Francisco Jose Morandi Lopez é membro efetivo do conselho de administração da AES Elpa S.A. desde dezembro de 2010. É bacharel em Engenharia Civil, com Pós-Graduação em Finanças Corporativas e Mestrado em Administração de Empresas pela Universidad Metropolitana, em Caracas, Venezuela. Atualmente é: (i) Diretor Vice-Presidente e de Relações com Investidores da Eletropaulo Metropolitana Eletricidade de São Paulo S.A.; (ii) Diretor Vice-Presidente e de Relações com Investidores da AES Tietê Energia S.A.; (iii) Diretor Financeiro e de Relações com Investidores da AES Sul Distribuidora Gaúcha de Energia S.A.; (iv) membro do conselho de administração da AES Tietê Energia S.A., da Eletropaulo Metropolitana Eletricidade de São Paulo S.A, membro suplente do conselho de administração da AES Sul Distribuidora Gaúcha de Energia S.A., membro suplente do conselho de administração da Brasiliana Participações S.A., AES Chivor & Cia. SCA ESP (companhia aberta cuja principal atividade é a atuação no setor de energia elétrica) e AES Panamá S.A. (companhia aberta cuja principal atividade é a atuação no setor de energia elétrica). Nos últimos cinco anos, além destas, exerceu as seguintes funções: (i) Diretor Geral para America Latina e Africa, de agosto de 2010 a setembro de 2011; (ii) Diretor Assessor do Presidente Regional da AES Corporation para América Latina, de dezembro de 2008 a julho de 201O; (iii) Diretor Vice-Presidente de Implementação de Estratégia da The AES Corporation de maio de 2007 até novembro de 2008; (ii) Diretor Vice-Presidente de Transformação dos Negócios Globais da The AES Corporation de maio de 2006 até abril de 2007.

Francisco Luiz Scagliusi é membro efetivo do Conselho de Administração da AES Elpa S.A. desde março de 2006. É formado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Mackenzie, com Mestrado e Doutorado pela Universidade de São Paulo – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e atualmente está cursando o Doutorado em Estruturas ambientais Urbanas pela mesma instituição. Atualmente é Diretor do escritório Pauta- Planejamento Arquitetura Urbanismo Ltda., responsável pela coordenação geral de projetos de urbanização e parcelamento do solo, infra-estrutura urbana, projetos arquitetônicos e consultoria em legislação ambiental e de uso e ocupação do solo, desde julho de 1988. Nos últimos cinco anos, além dessas, exerceu as seguintes funções: (i) Coordenador Geral de Projetos no Consórcio ENCIBRA/HIGH TECH de março de 2008 a dezembro de 2009; (ii) do Consórcio PAEZ DE LIMA/ETEMP de janeiro de 2010 a julho de 2011, responsável pela coordenação de equipes multidisciplinares, gerenciamento de projetos e gestão de contratos; e (iii) (iii) do CONSÓRCIO MAUBERTEC/PLANSERVI/GEOMÉTRICA de agosto de 2011 a julho de 2013, responsável pela coordenação de equipes multidisciplinares, gerenciamento de projetos e gestão de contratos. Recentemente tem desenvolvido atividade de consultoria em legislação urbana e ambiental, gerando trabalhos de parceria com profissionais de outras áreas do conhecimento, em especial no que se relaciona à aplicabilidade e adequação da legislação ambiental para o meio urbano.

Julian Jose Nebreda Marquez é formado desde 1988 em Direito pela Universidad Católica Andrés Bello, em Caracas/Venezuela, com mestrado em Commom Law Studies e Securities and Financial Regulations pela Georgetown University Law Center nos Estados Unidos da América em 1990. Nos últimos cinco anos, exerceu a função de Presidente da unidade de negócios da Europa do grupo AES, sendo responsável pelos negócios na Bulgária, Jordânia, Cazaquistão, Holanda e Reino Unido. Além desta, também exerceu as seguintes funções: (i) Conselheiro do Banco Interamericano de Desenvolvimento (organização financeira internacional), de julho de 1993 até abril de 1999; e (ii) Conselheiro de Administração da Eletropaulo Metropolitana Eletricidade de São Paulo S.A. (companhia aberta cuja principal atividade é a atuação no setor de energia elétrica), de setembro de 2008 até abril de 2009.

Rogério Pereira Jorge é técnico em eletrotécnica e graduado em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, possui MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas, International MBA pela FIA/USP e cursos de especialização em gestão empresarial e finanças pela University of Pittsburg e University of Virginia. Rogério trabalha no Grupo AES há 19 anos, atualmente, além da posição de conselheiro de administração suplente, exerce a função de Diretor de Relacionamento com Cliente da Companhia. Anteriormente foi responsável por áreas técnicas, de gestão da receita, relacionamento com o cliente e projetos estratégicos na Eletropaulo Metropolitana Eletricidade S.A. (companhia aberta). Nos últimos 5 anos, Rogério Jorge, não esteve sujeito aos efeitos de qualquer condenação criminal, qualquer condenação ou aplicação de pena em processo administrativo perante a CVM e qualquer condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que tivesse por efeito a suspensão ou a inabilitação para a prática de qualquer atividade profissional ou comercial.

Teresa Cristina Querino Vernaglia é membro suplente do conselho de administração da AES Elpa desde abril de 2015. É formada em Engenharia Elétrica pela Faculdade de Engenharia de Sorocaba com MBA em Gestão de Negócios pelo Instituto Técnico de Aeronáutica (ITA) / Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Atualmente exerce as seguintes funções: (i) Vice-Presidente de Desenvolvimento Estratégico desde abril de 2016; e (ii) membro suplente do conselho de administração da Brasiliana Participações S.A. desde novembro de 2015, e (iii) membro suplente do conselho de administração da Eletropaulo Metropolitana Eletricidade de São Paulo S.A.. Nos últimos anos exerceu as seguintes funções: (i) Diretora Vice-Presidente da Eletropaulo Metropolitana Eletricidade de São Paulo S.A. a partir de  julho de 2013; (ii) Diretora de Clientes e Negócios da Distribuição da AES Sul Distribuidora Gaúcha de Energia S.A. (companhia aberta cuja principal atividade é a distribuição de energia elétrica), a partir de  julho de 2013; (iii) Diretora de Performance e Serviços da AES Tietê S.A. de julho de 2013 a dezembro 2014; (iv) Diretora Comercial (não estatutária) da Eletropaulo Metropolitana Eletricidade de São Paulo S.A., de novembro de 2011 a julho de 2013; (v) Diretora Geral (não estatutária) da Eletropaulo Telecom Telecomunicações Ltda. (sociedade limitada atuante no setor de telecomunicações) e AES Communications Rio de Janeiro S.A. (sociedade anônima de capital fechado atuante no setor de telecomunicações), de outubro de 2008 a outubro de 2011, tais empresas foram unificadas em 2010 pelo nome AES Atimus; e (vi) Diretora de Engenharia e Operações da Nextel Telecomunicações Ltda. (sociedade limitada atuante no setor de telecomunicações), de abril de 1997 a julho de 2001. Iniciou sua carreira na NEC do Brasil S.A. (sociedade anônima atuante no setor de tecnologia), onde atuou de fevereiro de 1988 a março de 1997, ano em que ocupava o cargo de Gerente de Desenvolvimento Negócios. 

Vincent Winslow Mathis é membro suplente do conselho de administração da AES Elpa desde abril de 2015. É bacharel em Economia e Ciências Políticas pela Universidade de Richmond – Virginia, bem como Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade da Virginia. Atualmente é: (i) Diretor Jurídico de Utilidades Integradas da The AES Corporation desde outubro de 2011; (ii) membro do conselho de administração da Eletropaulo Metropolitana Eletricidade de São Paulo S.A.; e (iii) membro do conselho de administração da AES Tietê Energia S.A. Nos últimos cinco anos exerceu, além destas, as seguintes funções: (i) Presidente do conselho de administração da Eletropaulo Metropolitana Eletricidade de São Paulo S.A.; (ii) Diretor Jurídico, Região da América do Norte da The AES Corporation de outubro de 2009 à outubro de 2011; e (iii) Diretor Jurídico e Vice-Presidente Executivo da ContourGlobal LP de julho de 2006 a outubro de 2009. 

Nome Cargo Data de Eleição Data de Posse Prazo de Mandato Foi eleito pelo controlador
Clarissa Della Nina Sadock Accorsi Vice-Presidente de Relações com Investidores 28/04/2016 02/05/2016 31/03/2019 Sim
Julian Jose Nebreda Marquez Diretor Presidente 28/04/2016 02/05/2016 31/03/2019 Sim

 

Clarissa Della Nina Sadock Accorsi é suplente do conselho de administração da Companhia desde abril de 2015 e Diretora Vice-Presidente e Relações com Investidores desde abril de 2016. É graduada em Economia pela Faculdade Cândido Mendes, possui MBA em Finanças pela COPPEAD/UFRJ e curso de extensão em Finanças pela Darden School of Business – University of Virginia (EUA). Atualmente é: (i) Diretora de Planejamento Financeiro e Estratégico da Eletropaulo Metropolitana Eletricidade de São Paulo S.A., AES Tietê Energia S.A., AES Uruguaiana Empreendimentos S.A. e AES Sul Distribuidora Gaúcha de Energia S.A. Nos últimos cinco anos exerceu, além desta, a função de Diretora de relações com investidores da Eletropaulo Metropolitana Eletricidade de São Paulo S.A., AES Tietê S.A., AES Uruguaiana Empreendimentos S.A. e AES Sul Distribuidora Gaúcha de Energia S.A. de agosto de 2008 a junho de 2011.

Julian Jose Nebreda Marquez é Diretor Presidente da Companhia desde 28 de abril de 2016, é formado desde 1988 em Direito pela Universidad Católica Andrés Bello, em Caracas/Venezuela, com mestrado em Commom Law Studies e Securities and Financial Regulations pela Georgetown University Law Center nos Estados Unidos da América em 1990. Nos últimos cinco anos, exerceu a função de Presidente da unidade de negócios da Europa do grupo AES, sendo responsável pelos negócios na Bulgária, Jordânia, Cazaquistão, Holanda e Reino Unido. Além desta, também exerceu as seguintes funções: (i) Conselheiro do Banco Interamericano de Desenvolvimento (organização financeira internacional), de julho de 1993 até abril de 1999; e (ii) Conselheiro de Administração da Eletropaulo Metropolitana Eletricidade de São Paulo S.A. (companhia aberta cuja principal atividade é a atuação no setor de energia elétrica), de setembro de 2008 até abril de 2009.

 

Copyright 2015 AES Elpa - Todos os direitos reservados

Desenvolvido: RIWEB